Friday, 03 de May de 2024
69 9292-7831
Esportes Brasileirão Série B

Guia da Série B 2024: veja favorito ao título, clubes que lutam pelo acesso, zebras e ameaçados

O ge apresenta a competição que começa nesta sexta-feira e definirá quatro participantes na Série A do Brasileiro de 2025

19/04/2024 08h18
Por: Chico Limeira
Guia da Série B 2024: veja favorito ao título, clubes que lutam pelo acesso, zebras e ameaçados

Por Redação do ge* — Recife

 


Com o Santos como a principal novidade, a Série B de 2024 tem inicio nesta sexta-feira com três jogos: Botafogo-SP x América-MG, Novorizontino x CRB e Operário x Avaí.

E para ficar por dentro da competição, o ge preparou um guia completo com informações de cada um dos 20 clubes que estarão em campo até o dia 26 de novembro, data da rodada final.

Guia da Série B 2024 — Foto: Arte ge

Guia da Série B 2024 — Foto: Arte ge

E sem ficar em cima do muro, apontou os favoritos ao título e ao acesso, bem como as equipes que "correm por fora" e também as que iniciam temendo o risco de rebaixamento.

Além do Santos, caíram da Série A, Goiás, Coritiba e América-MG. Por outro lado, conseguiram o acesso da Série C, Operário-PR, Paysandu, Brusque e Amazonas, o outro estreante da competição.

Das equipes que permaneceram da edição passada, a dupla nordestina Ceará e Sport também merece destaque, bem como o catarinense Avaí e o Novorizontino, semifinalista do Campeonato Paulista.

Esta será a 19ª edição da Série B nos formatos dos pontos corridos, sempre com 20 clubes. Com os quatro melhores conseguindo a classificação para a Série A e os quatro últimos amargando a queda para a Série C. Hora de saber quem é quem.

 

Cotação: favorito ao título 🏆

 

 

Santos

 

Time do Santos antes do jogo contra o Mirassol — Foto: Raul Baretta/ Santos FC

Time do Santos antes do jogo contra o Mirassol — Foto: Raul Baretta/ Santos FC

O Santos entra na Série B pela primeira vez em sua história com a expectativa de confirmar rapidamente seu favoritismo, não só ao acesso, mas como ao título da competição.

Comandado pelo técnico Fábio Carille, o time fez da ótima campanha no estadual (vice-campeão, perdendo a final para o Palmeiras). Um aquecimento para o grande objetivo da temporada que é retornar à elite do futebol nacional em 2025. E mesmo em crise financeira, o Peixe conseguiu se remontar, contratar, reduzir salários e se organizar para entrar de forma competitiva na Série B.

A aposta é em um elenco experiente, com jogadores vitoriosos, conhecidos e com passagens pela seleção brasileira como o zagueiro Gil, com trajetória longa pelo Corinthians, e o meia Giuliano, outro ex-corintiano. Também são destaque o atacante Guilherme e os volantes João Schmidt e Diego Pituca.

Destaque: Aos 33 anos, Giuliano, ex-Corinthians, Grêmio e Internacional, chegou ao Santos em janeiro e começou o Paulistão de forma avassaladora, com três participações diretas em gol em três jogos. Acabou se lesionando e só retornou na reta final. Meia cerebral, não tem substituto à altura no elenco.

Gol de Giuliano em Santos x Bragantino — Foto: Marcello Zambrana/AGIF

Gol de Giuliano em Santos x Bragantino — Foto: Marcello Zambrana/AGIF

Fique de olho: Aos 19 anos, Jair Cunha é o reserva imediato da zaga alvinegra e tem potencial para ganhar a vaga de Joaquim a médio prazo, principalmente pela alta chance de negociação do titular. Alto e veloz, tem qualidade na saída de bola e técnica apurada de marcação e interceptação.

Jair Cunha em ação pelo Santos contra a Portuguesa — Foto: Raul Baretta/Santos

Jair Cunha em ação pelo Santos contra a Portuguesa — Foto: Raul Baretta/Santos

Time base: João Paulo; Aderlan; Gil, Joaquim e Hayner; João Schmidt, Diego Pituca e Giuliano; Guilherme, Julio Furch e Otero. Técnico: Fábio Carille.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
--:--/--:--
 
 
 
 
 
 
 
 

Santos enfrenta o Paysandu pela série B do Brasileirão

 

Cotação: brigam pelo acesso ⬆️

 

 

América-MG

 

Jogadores do América-MG reunidos antes do jogo contra o Atlético-MG — Foto: Alessandra Torres/AGIF

Jogadores do América-MG reunidos antes do jogo contra o Atlético-MG — Foto: Alessandra Torres/AGIF

Após o rebaixamento para a Série B, o América passou por reformulação, inclusive no comando técnico. Cauan de Almeida, ex-auxiliar de Mano Menezes no Corinthians, é o treinador.

No Campeonato Mineiro, o Coelho foi eliminado nas semifinais pelo Atlético-MG, após ter a segunda melhor campanha na fase classificatória. Na Copa do Brasil, o time foi desclassificado ainda na primeira fase pelo Maringá.

Destaque: O volante Juninho, de 36 anos, vai para a nona temporada seguida pelo América-MG e já é o jogador com mais partidas na história do clube: 402.

Juninho comemora gol pelo América-MG — Foto: Alessandra Torres/AGIF

Juninho comemora gol pelo América-MG — Foto: Alessandra Torres/AGIF

Fique de olho: Mateus Henrique, 21 anos. Volante de origem, passou a atuar como lateral-direito. Ganhou destaque como ala e foi eleito o melhor da posição no Campeonato Mineiro deste ano.

Matheus Henrique América-MG — Foto: Murilo Aguilar/ Divulgação América-MG

Matheus Henrique América-MG — Foto: Murilo Aguilar/ Divulgação América-MG

Time base: Dalberson; Mateus Henrique, Éder, Júlio e Marlon; Alê, Juninho e Moisés; Fabinho e Vitor Jacaré e Brenner. Técnico: Cauan de Almeida.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
--:--/--:--
 
 
 
 
 
 
 
 

América-MG 2 x 1 Atlético-MG | melhores momentos | semifinal 2 Campeonato Mineiro 2024

 

Avaí

 

 

Elenco do Avaí passará por mudanças para o início da Série B — Foto: Frederico Tadeu/Avaí F.C.

Com um dos elencos mais caros do Campeonato Catarinense, o Avaí decepcionou ao cair nas semifinais para o Brusque, rival também na Série B. A equipe comandada pelo técnico Eduardo Barroca, com isso, terá uma intertemporada maior do que foi a pré-temporada no início do ano: 26 contra 18 dias.

No Catarinense, o time terminou com o melhor poder ofensivo da competição, com 27 gols em 15 jogos, além do artilheiro geral, Gabriel Poveda, com oito gols. Por outro lado, a defesa sofreu 22 gols e foi uma das mais vazadas, ponto a ser corrigido para a disputa da Série B.

Destaque: Aos 25 anos, o centroavante Gabriel Poveda é a maior esperança de gols do Avaí. Na atual temporada, já soma oito em 15 jogos disputados. Em 2022, o atacante foi o artilheiro da Série B, com 19 gols pelo Sampaio Corrêa.

 

Gabriel Poveda em sua apresentação no Avaí — Foto: Leandro Boeira/Avaí FC

Fique de olho: Emprestado pelo Ceará, o atacante Pedrinho, de 22 anos, começou como reserva no estadual, mas garantiu sua vaga entre os titulares ao longo da competição. Soma quatro gols e uma assistência em 14 jogos na temporada.

 

Pedrinho atacante do Avaí — Foto: Leandro Boeira/Avaí

Time base: Igor Bohn; Marcos Vinícius, Tiago Pagnussat, Alan Costa e Willian Maranhão; Ronaldo Henrique, Judson e Giovanni; Pedrinho, Jean Lucas e Gabriel Poveda. Técnico: Eduardo Barroca.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
--:--/--:--
 
 
 
 
 
 
 
 

Avaí se prepara para estreia na Série B

 

Ceará

 

 

Time do Ceará antes de jogo contra o Sport, pela Copa do Nordeste — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

O Ceará iniciou a temporada com muitas mudanças. Depois de um 2023 abaixo do esperado na Série B, o time passou por reformulação e conta com um elenco praticamente novo. Vagner Mancini seguiu no projeto e vem trabalhando para encontrar equilíbrio entre defesa e ataque do time.

O Vovô foi campeão cearense em cima do rival Fortaleza. O título foi importante para dar confiança e respaldo ao trabalho que vem sendo desenvolvido nessa temporada. O time só foi derrotado duas vezes no ano: por Bahia e Sport. Essa última custou a eliminação na Copa do Nordeste.

Destaque: O goleiro Richard é o destaque do time até aqui. Ganhou a titularidade durante a temporada e tem garantido a satisfação da torcida com defesas importantes. Foi protagonista na conquista do título cearense, decidido nos pênaltis, e vem mantendo uma boa regularidade e segurança nos jogos.

Richard, defende pênalti em final que deu título estadual ao Ceará — Foto: Thiago Gadelha/SVM

Richard, defende pênalti em final que deu título estadual ao Ceará — Foto: Thiago Gadelha/SVM