Terça, 25 de Março de 2025
69 9292-7831
Especiais DIREITOS HUMANOS

Deputada Cláudia de Jesus alerta para aumento dos casos de violência contra mulher

Parlamentar reforça avanços do seu mandato em meio ao expressivo aumento dos atendimentos do Ligue 180

25/02/2025 22h06
Por: Chico Limeira
Deputada Cláudia de Jesus alerta para aumento dos casos de violência contra mulher
Como o fortalecimento das campanhas de divulgação e a capacitação dos profissionais do Ligue 180 vêm transformando a rede de apoio, Rondônia registrou um aumento de 80,6% nos atendimentos a mulheres em 2024 – 3.922 ligações contra 2.171 no ano anterior – evidenciando como o aprimoramento do serviço tem estimulado a denúncia e a busca por proteção.
 
Em meio a esse cenário, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) tem se destacado na defesa dos direitos das mulheres. A parlamentar contribuiu para a aprovação de medidas importantes, como a Lei 5.972/25, que institui o Calendário da Mulher em Rondônia e destaca datas essenciais, como o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio (25 de março), e a Lei 5.954/25, que impõe a obrigatoriedade para condomínios residenciais comunicarem qualquer indício de violência doméstica contra mulheres, crianças, adolescentes ou idosos.
 
"Estamos firmes na luta por uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres, fortalecendo as redes de apoio e aprimorando a legislação para combater a violência", afirmou Cláudia de Jesus que integra a Comissão de Defesa Dos Direitos da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso do Poder Legislativo.
 
No ano passado, a deputada esteve em Brasília dialogando com ministros do governo Lula sobre temas estratégicos, que incluíram a promoção da igualdade racial, ações para a saúde, reforma agrária, regularização fundiária e a construção da Casa da Mulher Brasileira em Porto Velho e Ji-Paraná – iniciativa que visa oferecer abrigo e suporte a mulheres em situação de violência, com ou sem a presença de seus filhos.
 
Fonte - Assessoria parlamentar.
Por Cristiane Abreu
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.