A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Defesa Civil Municipal, em parceria com o governo do Estado de Rondônia, está realizando estudos com o intuito de reduzir o impacto do período de seca que afeta várias regiões do Estado.
O município de Ji-Paraná está passando por um momento delicado, devido ao período de estiagem extrema que atinge o Estado de Rondônia. O governo do Estado um Decreto no dia 04/07, no Diário Oficial do Estado de Rondônia (Diof), declarando situação de emergência em 18 municípios, o qual inclui Ji-Paraná.
“A Defesa Civil vem fazendo reuniões com as Secretarias Municipais de Educação (Semed) e de agricultura (Semagri) e encaminhando questionários para resposta com o objetivo de conhecer a realidade do público atendido por essas secretarias, bem como conhecer quem são essas pessoas que utilizam os recursos hídricos como, por exemplo, na zona rural, no setor de irrigação, de plantio, etc. Essa pesquisa é feita para se ter uma ideia do quanto essa crise pode atingir os munícipes”, relatou Meire Zanettin, da Defesa Civil Municipal.
Segundo dados fornecidos pela Defesa Civil do município, atualmente, o nível do Rio Machado está 36 centímetros abaixo da média anual, sendo de 6,34 metros, uma média que geralmente nessa época é de 6,70 metros. “O mais preocupante é que o rio só deveria chegar nesse nível em setembro”, concluiu Meire.
A Defesa Civil Municipal participou nesta sexta-feira (26), do 2ª Encontro Estadual de Calamidades Públicas e Emergências em Porto Velho, onde foram discutidas outras providências que podem ser tomadas para diminuir o impacto desse período de estiagem. Por hora, a população pode ajudar com um ato muito simples como, por exemplo, reduzir o consumo de água.
Texto: Alisson Fernandes
Fotos: Chico Limeira
Mín. 25° Máx. 44°
Mín. 26° Máx. 45°
Tempo limpoMín. 29° Máx. 44°
Tempo limpo