A prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Defesa Civil Municipal (DCM), está elaborando um Plano de Contingência para queimadas com o intuito de tomar as melhores decisões cabíveis tanto no curto, como no longo prazo. A reunião ocorreu na manhã desta quinta-feira, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf).
“Cada entidade tem a sua função e é responsável por colocá-la no Plano de Contingência para que, nos próximos anos, possamos poupar tempo apenas acionando o Plano, ao invés de precisarmos elaborar um novo, pois através desse plano cada secretaria saberá o que deve ser feito”, relatou Meire Zanettin, da Defesa Civil Municipal.
“Todos os anos têm queimadas. Entretanto, neste ano ela se agravou muito, por causa da crise hídrica. Por esse motivo, nós estamos estudando e construindo o Plano de Contingência, visando o atual momento e os anos seguintes para que não chegue ao nível que chegou este ano”, concluiu Meire.
Vale lembrar que a população também precisa fazer a sua parte no dia a dia, pois a queima de lixo em casas, ou de mato em terrenos baldios, pode parecer pouca coisa, mas quando muitas pessoas fazem isso, torna-se uma grande quantidade de queimadas e acaba prejudicando a fauna, a flora e a própria população, principalmente quando isso se une com um clima que já está muito seco e com umidade baixa, tornando-se uma proporção que fica insuportável.
Texto: Alisson Fernandes
Fotos: Leandro Pereira
Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 24°
Chuva