O Sistema Educacenso foi reaberto para que gestores escolares revisem dados sobre matrículas, corpo docente e demais informações que afetam diretamente a formulação de políticas públicas e o repasse de recursos educacionais.
Dados preliminares publicados
Os resultados preliminares do Censo Escolar 2024, publicados no Diário Oficial da União no último dia 17 de setembro, trazem um panorama inicial sobre o número de matrículas presenciais na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio (incluindo médio integrado e normal magistério), e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esses dados incluem tanto redes estaduais e municipais de ensino, abrangendo áreas urbanas e rurais, com turnos parciais e integrais.
O levantamento é a principal pesquisa estatística sobre a educação básica no país. Ele contabiliza matrículas de estudantes da educação básica, incluindo ensino regular, educação especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e educação profissional e tecnológica. Essas informações são essenciais para nortear políticas públicas educacionais e garantir o cumprimento de metas como as estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE).
Importância da atualização dos dados
A confirmação ou retificação dos dados por parte das escolas é fundamental para assegurar que as informações refletidas no Censo Escolar estejam alinhadas à realidade de cada unidade. A precisão desses dados impacta diretamente no repasse de verbas federais, na autorização de novos cursos e na organização de provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, o Censo é uma ferramenta que permite acompanhar a efetividade das políticas educacionais, fornecendo indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e taxas de rendimento e fluxo escolar.
Neste ano, o Censo Escolar trouxe uma novidade importante: a inclusão de informações sobre Educação Ambiental, que reflete a crescente preocupação com práticas sustentáveis no ambiente escolar. As escolas têm a oportunidade de incluir dados relativos a essa temática, colaborando para que as políticas educacionais contemplem também esse aspecto essencial na formação dos estudantes.
Os gestores escolares devem acessar o Sistema Educacenso e realizar a conferência dos dados por meio da funcionalidade “Relatórios”. Caso alguma informação não tenha sido inserida no período de coleta anterior, ela poderá ser incluída, desde que corresponda à data de referência do Censo Escolar, que é 29 de maio de 2024.
A AROM reforça a importância de que todos os dados sejam atualizados com exatidão, uma vez que essa etapa do processo influenciará a alocação de recursos e a elaboração de projetos educacionais nos municípios. Ao participar desse processo, os municípios de Rondônia podem garantir que as necessidades locais sejam reconhecidas e que os recursos sejam aplicados de maneira eficiente.
Fonte: Assessoria AROM
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