Saturday, 25 de January de 2025
69 9292-7831
Saúde Inauguração

Maternidade do Hospital Municipal de Ji-Paraná é reinaugurada

Mensalmente, a maternidade realiza mais de 180 partos e cerca de 1.500 atendimentos ambulatoriais

06/12/2024 13h22
Por: Chico Limeira
Maternidade do Hospital Municipal de Ji-Paraná é reinaugurada

Após 180 dias de obras, a Prefeitura de Ji-Paraná em parceria com o Instituto de Educação Médica (Idomed), por meio da Faculdade de Medicina de Ji-Paraná (Famejipa) e do Grupo Estácio/Unijipa, reinaugurou a Maternidade do Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz. O projeto de reforma e ampliação da unidade contou com o investimento de R$ 1.247.516,59, proveniente do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes). O projeto incluiu a reforma da maternidade e a construção de um espaço dedicado aos alunos de medicina, com sala de aula, copa, vestiário e sala de reuniões.

A cerimônia de entrega das novas instalações aconteceu na manhã desta sexta-feira (6) e contou com a presença do prefeito Isaú Fonseca, do diretor-geral da Faculdade de Medicina de Ji-Paraná, Alexandre Zandonadi Meneguelli, do ex-senador Acir Gurgacz e demais autoridades municipais.

Com capacidade para 35 leitos, a maternidade agora está equipada com: salas de pré-parto, internações clínicas e alojamento conjunto; consultórios para atendimentos de urgências obstétricas; sala de triagem neonatal; postos de enfermagem; sala de exames e curativos; banheiros acessíveis e climatizados; e mobiliário moderno, como camas elétricas e poltronas para acompanhantes. As melhorias estruturais incluem: rampa de acesso para ambulâncias; reestruturação elétrica para equipamentos essenciais e espaços climatizados para maior conforto. “Nunca abri mão de entregar o melhor para a população”, disse o prefeito Isaú Fonseca.

Mensalmente, a maternidade realiza mais de 180 partos e 1.500 atendimentos ambulatoriais, atendendo gestantes de Ji-Paraná e de outras 16 cidades do polo regional de saúde. Durante o período de reforma, iniciado em julho, os atendimentos foram provisoriamente transferidos para a clínica médica do hospital municipal.

A reforma e ampliação também beneficiarão a formação acadêmica, com a implementação de um programa de residência médica em ginecologia e obstetrícia. O modelo colaborativo entre os entes federativos e a iniciativa privada reflete a integração ensino-serviço preconizada pelo Coapes, promovendo assistência integral e qualificada à população.

A entrega da maternidade é um exemplo do comprometimento da administração municipal com a saúde pública, proporcionando um atendimento mais digno e acolhedor às gestantes e recém-nascidos, além de melhores condições de trabalho para os profissionais da saúde.

Texto: Leandro Pereira

Fotos: Leandro Pereir

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.