A Associação Rondoniense de Municípios (AROM) esteve presente no 2º Encontro do Conselho Estadual de Turismo (CONSETUR), realizado no dia 6 de dezembro de 2024, no Golden Plaza Hotel, em Porto Velho. Este encontro reuniu representantes de diversas instituições públicas e privadas para discutir estratégias e ações voltadas ao fortalecimento do turismo em Rondônia.
Durante o encontro, houve apresentações das ações desenvolvidas em 2024 e projetos para 2025 e foram debatidos temas como o desenvolvimento sustentável do turismo, a promoção das potencialidades regionais e a importância de parcerias entre os municípios e as entidades envolvidas.
O presidente da AROM, prefeito Hildon Chaves, é um entusiasta do turismo em Rondônia. O trabalho realizado pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (SEDESTUR), tem sido inovador na divulgação e organização do setor de turismo na capital. Essas ações não apenas fortaleceram o posicionamento de Porto Velho como um destino estratégico no estado, mas também têm projetado Porto Velho e Rondônia para o Brasil e o mundo.
O superintendente da Superintendência Estadual de Turismo (SETUR), Gilvan Pereira, em sua fala, ressaltou: “O turismo é um dos pilares para o desenvolvimento sustentável de Rondônia. Estamos empenhados em fortalecer parcerias com municípios e instituições como a AROM para ampliar a visibilidade do nosso estado, tanto nacional quanto internacionalmente. O alinhamento entre as esferas públicas e privadas é essencial para tornar Rondônia um destino reconhecido pela sua riqueza cultural e natural”.
O evento também contou com a participação de instituições como a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), o SEBRAE, a Federação do Comércio de Rondônia (FECOMÉRCIO), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entre outras. Esses parceiros reforçaram o compromisso coletivo de fomentar o turismo regional, promovendo ações integradas e sustentáveis.
A equipe da AROM foi representada pela chefe de gabinete, Celene Gomes, membro oficial da entidade no Consetur. A representante da AROM destacou o papel essencial da entidade em apoiar iniciativas que valorizem o turismo como uma ferramenta para o desenvolvimento econômico e cultural dos municípios rondonienses.
A AROM reafirmou seu compromisso em atuar de forma colaborativa com o CONSETUR, buscando estratégias que conectem as riquezas naturais e culturais dos municípios ao mercado nacional e internacional. Com iniciativas como essas, a entidade continua desempenhando um papel fundamental na promoção do desenvolvimento integrado e na melhoria da qualidade de vida da população rondoniense.
O CONSETUR
O Conselho Estadual de Turismo de Rondônia (Consetur) é composto por diversas instituições governamentais e entidades da sociedade civil, além da Associação Rondoniense de Municípios (AROM). Conforme o Decreto nº 25.443, de 8 de outubro de 2020, os membros do Consetur incluem:
Instituições Governamentais:
Entidades da Sociedade Civil:
Essas instituições colaboram para o desenvolvimento e a promoção do turismo no estado, atuando de forma integrada no Consetur.
Fonte: Assessoria - AROM
Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 29°
ChuvaMín. 22° Máx. 29°
Chuva