Saturday, 25 de January de 2025
69 9292-7831
Especiais CANCELAMENTO

Irregularidades no concurso público de Rolim de Moura geram denúncias de candidatos

Entenda o que motivou a suspenção das provas

16/12/2024 21h58
Por: Chico Limeira
Irregularidades no concurso público de Rolim de Moura geram denúncias de candidatos

Candidatos do concurso público realizado pela Prefeitura de Rolim de Moura denunciaram uma série de irregularidades que comprometeram a aplicação das provas no último domingo, 15. De acordo com relatos, as provas que estavam previstas para o período da tarde foram suspensas pela banca organizadora, o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), devido a “questões operacionais observadas durante a aplicação das provas pela manhã”.

As denúncias chegaram à Polícia, e entre os problemas identificados estavam o não recebimento de provas por alguns candidatos, enquanto outros receberam provas de colegas, sendo obrigados a devolvê-las. Além disso, foram registrados atrasos no início dos exames e a falta de provas suficientes em algumas salas. Também houve divergências no número de questões em relação ao gabarito fornecido e problemas de organização por parte dos fiscais de prova.

Diante da confusão, a Prefeitura de Rolim de Moura emitiu uma nota oficial, recomendando apenas a suspensão das provas da tarde, o que foi seguido pela banca organizadora. O caso segue sendo apurado pelas autoridades competentes.

NOVA POLÊMICA

O último domingo (15) ficou marcado como mais um dia de polêmicas negativas em Rolim de Moura (RO). Na oportunidade ocorreu, pelo menos no período da manhã, a aplicação das provas do tão aguardado concurso para preenchimento de vagas na prefeitura, Câmara e outros departamentos municipais.

Entretanto, diversas inconsistências e irregularidades rapidamente tomaram conta dos aplicativos de mensagens e redes sociais e motivaram a suspensão da aplicação das provas no período da tarde para todos os cargos.

Segundo apurado, as irregularidades começaram na aplicação das provas já no período da manhã. Em diversos locais onde ocorriam o certame, os candidatos relataram atraso na distribuição do caderno de provas o que teria causado também atraso no início do exame. Há relatos de candidatos dizendo que o exame teria atrasado cerca de uma hora por falta de caderno de provas para todos os candidatos inscritos.

Entenda o que motivou a suspenção das provas do concurso de Rolim de Moura que iriam ocorrer na tarde de domingo
Candidatos se deparam com portões fechados em locais de prova após suspensão do concurso – Reprodução/Redes sociais

Devido a falta de caderno de provas, alguns candidatos relataram terem sido orientados a sair do local de prova para que aqueles que estivessem com o caderno de questões pudessem realizar o exame.

Os relatos também indicam que, ao receberem a prova, foi constatado divergências quanto ao número de questões na prova e no gabarito. Candidatos disseram que alguns cadernos haviam 50 questões, conforme pretendido ao cargo, mas o gabarito havia apenas 40 locais de respostas.

Ao perceberem o erro e apresentarem aos fiscais de prova, os candidatos teriam sido orientados a anotar no verso da prova, a respostas das questões faltantes no gabarito.

As provas foram aplicadas em Rolim de Moura, Nova Estrela e Cacoal. As inconsistências relatadas pelos candidatos foram identificadas no três locais.

Em todos os casos, os candidatos procuraram a delegacia de Rolim de Moura e de Cacoal para registrarem ocorrência contra a banca organizadora e contra a prefeitura municipal.

O que disse a Prefeitura de Rolim de Moura?

Por meio de um vídeo publicado nas redes oficiais da prefeitura, a comissão responsável por fiscalizar todo o processo do concurso disse que recebeu as manifestações acerca das irregularidades e, imediatamente, convocou uma reunião de emergência para suspender a aplicação das provas no período da tarde.

No vídeo, a comissão afirmou que todas as inconsistências serão apuradas, cargo a cargo, e todas as informações sobre a apuração serão publicadas nas redes oficiais e na página da prefeitura a fim de garantir a equidade e a transparência no processo seletivo.

A comissão garantiu que nenhum candidato será prejudicado devido as falhas ocorridas durante as provas do período da manhã e que, identificada as irregularidades, uma nova data será disponibilizada para a aplicação das provas.

O que disse o IBADE?

Por meio de nota, o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE) confirmou a suspensão da aplicação das provas à tarde devido a “questões operacionais observadas durante a aplicação das provas nesta manhã”.

“Para garantir a equidade de condições a todos os candidatos, optou-se, em comum acordo com a comissão organizadora, em realizar uma grande apuração e verificar se haverá necessidade em cancelar a etapa de maneira completa”, diz a nota.

O IBADE garantiu que irá apurar todas as irregularidades “cargo a cargo e em cada um dos certames” e, confirmada as falhas, irá juntamente com a comissão de fiscalização, reagendar uma nova data para a realização do concurso.

Fonte: TribunaTOP
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.