A cerimônia de inauguração da Capela Mortuária Jurandy Soares dos Santos aconteceu na manhã desta sexta-feira (27). O evento contou com a presença do prefeito Isaú Fonseca, da secretária de Assistência Social e Família, Miriam Madalon, do vereador Joziel Carlos de Brito, da viúva Luzia Motta e dos filhos Nilton Motta e Juliany Motta. O senador Marcos Rogério, autor do recurso, foi representado pelo irmão, o vereador eleito Wesley Brito, além do empresário e vereador eleito André Moreira.
“Este local foi construído pensando nas famílias que sofrem com a perda de seus entes queridos, oferecendo um espaço digno para que possam velar e se despedir de seus familiares. Essa obra presta uma grande homenagem a um dos pioneiros de nossa cidade, Jurandy Soares, o popular ‘Jurandy da Pax’, que sempre prestigiou as sessões da Câmara Municipal”, destacou Isaú Fonseca.
A construção da capela mortuária foi concluída em novembro, com a finalização do calçamento e da pintura interna. Localizada na Avenida 2 de Abril, no bairro Urupá (1º Distrito), ao lado da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri), o prédio possui uma área de aproximadamente 370 m². A infraestrutura inclui cozinha, banheiros, varandas e três salas para cerimônias fúnebres, permitindo até três velórios simultâneos. O estacionamento, com 540 m², oferece 20 vagas, além de uma calçada acessível para pessoas com deficiência (PCD) e espaço destinado a veículos funerários.
O projeto e a construção da capela foram acompanhados pela Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), e a gestão do espaço estará sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf). “Já temos o regulamento para o uso da capela. Decidimos que ela será um espaço aberto a todas as famílias que precisarem. Foi construída para oportunizar um ambiente digno à família em um momento tão difícil”, ressaltou Miriam Madalon.
A obra foi viabilizada por meio de um convênio com o Governo Federal, com recursos do Ministério da Defesa (MD), por meio do Programa Calha Norte (DPCN), no valor aproximado de R$ 800 mil, além de uma contrapartida de cerca de R$ 60 mil do Executivo Municipal.
A Capela Mortuária Jurandy Soares dos Santos atenderá os moradores de Ji-Paraná, incluindo os distritos de Nova Colina e Nova Londrina, proporcionando um espaço adequado e digno para a realização de cerimônias fúnebres.
Homenagem
O espaço foi nomeado em homenagem ao pioneiro de Ji-Paraná, Jurandy Soares dos Santos, conhecido como "Jurandy da Pax Nacional", que faleceu em junho de 2021, aos 76 anos.
Natural do Mato Grosso, Jurandy mudou-se para Rondônia em 1979, acompanhado de sua esposa, Luzia Motta, e de seus filhos. Fundador da Funerária Pax Nacional, ele era amplamente reconhecido por seu espírito solidário e envolvimento comunitário. Destacou-se como um dos fundadores do Lions Clube e do Ji-Paraná Futebol Clube, do qual foi presidente. Na política local, exerceu papel de liderança, presidindo os partidos PTB e PSDB, além de apoiar figuras políticas como Olavo Pires e Ivo Cassol.
Homem de múltiplas paixões, Jurandy era conhecido por sua alegria contagiante e senso de humor, características marcantes que enriqueciam as rodas de conversa que frequentava.
Luzia Motta, esposa de Jurandy Soares, e os filhos, Juliany Motta e Nilton Motta, também participaram da cerimônia de inauguração da capela, expressando gratidão pela homenagem ao patriarca da família.
Texto: Leandro Pereira
Fotos: Chico Limeira
Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 29°
ChuvaMín. 22° Máx. 29°
Chuva