
Walter Salles dedica Oscar® a Eunice Paiva e Fernandas
Em uma noite histórica para o cinema brasileiro, Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, conquistou o prêmio de Melhor Filme Internacional no Oscar, marcando a primeira vitória do Brasil na categoria. Em entrevista coletiva menos de 24 horas após a cerimônia, o renomado cineasta contou que não encontrou as notas que escreveu para ler no palco da premiação caso vencesse a disputa.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2025/v/X/ETIYuNSEGZzUK9gqBvAA/ainda.jpg)
Walter Salles fala em Coletiva de Ainda Estou Aqui — Foto: Divulgação
"Fiquei de óculos sem ter o que ler. Começava agradecendo o cinema brasileiro, mas também queria agradecer ao cinema latino-americano".
"Perdi isso na largada, também perdi outras coisas que eu queria lembrar".
Veja, acima, o discurso de improviso feito por Walter no Oscar 2025:
Walter compartilhou nas redes sociais uma foto com o discurso na íntegra. Confira!
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2025/u/r/rR6QRkS1qtd6mQbgjJ9w/walter.jpeg)
Walter compartilhou nas redes sociais, uma foto com o discurso na íntegra — Foto: Reprodução/X
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2025/8/9/ciqs3sTESnNr9MBN1jrw/2025-03-03t033047z-1857017263-hp1el3309r8rv-rtrmadp-3-awards-oscars.jpg)
Walter Salles foi aplaudido de pé ao ganhar o Oscar por 'Ainda Estou Aqui' — Foto: REUTERS/Daniel Cole
Na disputa, Ainda Estou Aqui superou títulos com temáticas opostas. O musical Emilia Pérez, indicado a 13 Oscars e representante da França, era considerado um dos favoritos após ter vencido como Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro, Critics Choice Awards e no Bafta.
Em paralelo, havia uma ascensão na candidatura de Flow, o desenho originário da Letônia, que vinha se destacando na categoria de Melhor Animação, com vitórias também no Globo de Ouro e no Spirit Awards como Filme Internacional. A Garota da Agulha (produzido na Dinamarca) e A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha, França e Irã) corriam por fora.
Ao longo da história, 14 filmes produzidos no Brasil foram indicados à premiação - e nunca ocorreu vitória. Entre as produções de destaque, estão Cidade de Deus (indicado a 4 categorias), O Beijo da Mulher-Aranha (4, em candidatura compartilhada com EUA) e Central do Brasil (2).

Confira trailer inédito de Ainda Estou Aqui
Sucesso no Brasil e no mundo
Antes de chegar ao Oscar, Ainda Estou Aqui repercutiu internacionalmente, ao ser selecionado para mais de 50 festivais e 26 premiações no Brasil e no mundo. A trajetória de sucesso iniciou com seu lançamento oficial no Festival de Veneza, em setembro de 2024, quando recebeu o prêmio de Melhor Roteiro.
Na temporada de premiações, a película também foi vencedora do Goya de Melhor Filme Ibero-Americano e 6 prêmios do Gold Derby Awards, um dos principais sites de crítica norte-americana. Fernanda Torres, por sua atuação na produção, também faturou o Globo de Ouro e o Satellite Awards de Melhor Atriz em Drama.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2024/D/u/uI0kTbRpieq1CvDAECwA/cartaz-do-filme-ainda-estou-aqui.jpg)
Cartaz de Ainda Estou Aqui, primeiro filme Original Globoplay — Foto: Divulgação
Primeiro Filme Original Globoplay, Ainda Estou Aqui narra a história de Eunice Paiva (Fernanda Torres), que lidera a família após o desaparecimento do marido, o deputado cassado Rubens Paiva (Selton Mello), no início da década de 1970. Durante a ditadura militar, o ex-político foi levado por militares para prestar um depoimento e nunca mais foi visto. Seu óbito foi reconhecido somente em 1996.
No elenco, além de Fernanda Torres e Selton Mello, estão nomes como Fernanda Montenegro (como Eunice Paiva, na segunda fase), Valentina Herszage, Antonio Saboia, Olivia Torres, Dan Stulbach, Humberto Carrão, Camila Márdila e Daniel Dantas.
Nos cinemas, já foram registrados mais de 5 milhões de espectadores no Brasil – é o filme nacional de melhor desempenho após a pandemia. Em todo o mundo, conforme o Box Office Mojo, o longa arrecadou mais de US$ 27 milhões, ainda em exibição países como Estados Unidos, Portugal, França, Itália, Espanha e Austrália.