A solenidade de abertura da 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), a maior feira do agronegócio do Norte do Brasil, aconteceu na manhã desta segunda-feira (26), no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, e foi marcada pela celebração do progresso e pelo desejo de fazer desta edição a maior da história. O governo de Rondônia, realizador da feira, inova a todo ano e, desta vez, escolheu o tema “Do Campo ao Futuro” para impulsionar o agronegócio sustentável, com práticas inovadoras e tecnológicas. O estado é detentor de uma produção de alimentos premiada e com recorde de exportações, e tem como diferencial o esforço conjunto pelo desenvolvimento.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, sinalizou que a RRSI, uma gigante de negócios e público presente, tem neste ano uma missão desafiadora. ‘‘Nossa missão assusta: ir além dos 4,4 bilhões alcançados em negócios em 2024. E isso é possível, somos um estado diferenciado, com a terceira menor taxa de desemprego do Brasil, com previsão de alcançar o segundo maior crescimento do PIB do país este ano. Estamos crescendo muito e com sustentabilidade, somos o estado que mais preservou a Amazônia em 2024. Investimos e ampliamos a feira, temos mais atrativos de lazer e espaços ainda mais adequados, e vamos em busca dos melhores resultados’’, ressaltou.
A titular da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha, acrescentou que a economia forte que Rondônia vem colhendo é fruto de ações que estão dando oportunidade de desenvolvimento para todos, e desejou que a feira repita o feito dos últimos anos, e ultrapasse o recorde de negócios. ‘‘A feira esta muito bonita e mais ampla, será um grande momento para fazer conexões e negócios. Que vendam muito, que haja grandes negócios, que encontrem aqui as tecnologias e inovações para continuarem investindo nessa terra maravilhosa e gerando mais desenvolvimento’’, pontuou.
QUALIDADE E SUSTENTABILIDADE
População foi motivada a fazer desta a maior edição da história da RRSI
O titular da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Luiz Paulo, salientou que a determinação do governo do estado em melhorar a infraestrutura da feira a cada ano fez com que todos se mobilizassem, a fim de proporcionar um ambiente ainda melhor para os negócios e a troca de conhecimentos. “Os investimentos do governo de Rondônia têm dado segurança para produzir com qualidade e sustentabilidade. A nossa feira apesar de ser uma filhote em comparação a outras, já ultrapassou a movimentação de negócios de outros eventos que têm muito mais anos de existência. Fazendo as contas, temos em Rondônia, a maior feira do agronegócio da Região Norte.’’
O secretario-chefe da Casa Civil, Elias Rezende, pontuou que os investimentos do governo e a harmonia que existe no estado, entre governo, deputados, municípios, e demais poderes e instituições para o bem comum, elevaram a feira, e todo o estado, a um outro patamar. ‘‘A feira simboliza a força da nossa população. Estamos aqui plantando a semente do futuro e mostrando o compromisso do governo de Rondônia, em conjunto com o Poder Legislativo, de desenvolver o nosso estado.’’
OPORTUNIDADES
A cerimônia reuniu autoridades dos três Poderes do estado (Executivo, Legislativo e Judiciário), prefeitos, entidades públicas, empresários, produtores, representantes internacionais e a imprensa. O evento também abriu o 6° RondoLeite, e é o ponto de partida para seis dias intensos de negócios, troca de conhecimentos das melhores práticas do agro e oportunidades. Na feira, o melhor da produção de Rondônia poderá ser conferido em pavilhões temáticos, vitrines tecnológicas e espaços de exposição e troca de conhecimento, de segunda-feira até sábado (31), das 8h às 18h. O governador também estará, neste período, resolvendo as demandas do estado diretamente do evento, no Pavilhão Governamental.
ATRATIVOS
Entre os destaques da feira estão:
Também acontece na RRSI:
Há diversos pavilhões temáticos:
ALIMENTAÇÃO
Há praças de alimentação com variedades de sabores como: comida brasileira, carnes de Rondônia, Tambaqui de Rondônia, food truck e boi no rolete.
COMUNICAÇÃO
A população pode acompanhar as notícias da Rondônia Rural Show no Portal do Governo de Rondônia, no link https://rondonia.ro.gov.br/portal/; no site da 12ª RRSI, pelo link https://rondoniaruralshow.ro.gov.br; no Instagram @rondoniaruralshpw/, @seagri.ro e @governoro/; e pela imprensa, que junto com a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), está pronta para fazer uma cobertura histórica da feira.
Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Arthur Amaral
Secom - Governo de Rondônia
Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Assistência Social, Capacitação, Comunicação, Cultura, Ecologia, Economia, Empresas, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Ji-Paraná, Municípios, Piscicultura, Região Café, Região Central, Região Cone Sul, Região Madeira Mamoré, Região Vale do Guaporé, Região Vale do Jamari, Região Zona da Mata, Rondônia, Rondônia Rural Show Internacional 2025, RRSI, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Terceiro Setor
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 32°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 31°
Tempo limpo