O município de Ji-Paraná recebeu a primeira remessa de vacinas contra a dengue. Um total de 932 doses foram entregues à Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA). Neste momento, a vacina da dengue está indicada para crianças e adolescentes de 10 anos a 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, independentemente de infecção prévia por dengue. O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de duas doses, com intervalo de três meses entre as doses.
A intenção do Ministério da Saúde é reduzir a hospitalização e óbitos decorrentes de infecções pelos vírus da dengue na população-alvo apta a receber a imunização.
A vacina estará disponível em toda a rede municipal de saúde, nas unidades de saúde, no horário de funcionamento de cada local. As crianças e os adolescentes que receberem a primeira dose nesta etapa terão garantida a segunda para completar o esquema vacinal.
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode progredir para quadros graves e não existe, até o momento, um medicamento específico para tratamento. Dessa forma, o desenvolvimento de uma vacina segura e eficaz contra os quatro sorotipos virais da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4) é um avanço no campo da imunização e torna-se mais um passo necessário para ampliar as medidas integradas e efetivas para a prevenção e controle da doença, que se baseiam na vigilância epidemiológica e laboratorial, no manejo clínico e na comunicação efetiva.
Texto: Leandro Pereira
Fotos: Acervo CCS
Mín. 25° Máx. 44°
Mín. 26° Máx. 45°
Tempo limpoMín. 29° Máx. 44°
Tempo limpo