Preocupada com a interrupção dos transplantes renais na rede pública de Rondônia desde 2019, a deputada estadual
Cláudia de Jesus (PT) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a adoção de medidas urgentes para que os procedimentos voltem a ser realizados. Atualmente, os pacientes precisam se deslocar para outros estados em busca do tratamento, apesar de Rondônia ser referência na captação de órgãos na região Norte.
"É inadmissível que, mesmo sendo referência na captação de órgãos, nossos cidadãos precisem buscar tratamento em outros estados. Precisamos de uma solução imediata para que os transplantes renais voltem a ser realizados em Rondônia, respeitando a dignidade e o direito à saúde de todos", declarou a deputada.
A interrupção dos transplantes ocorreu após o descredenciamento do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro para realizar as cirurgias, deixando apenas o Hospital das Clínicas, que atende apenas pelo sistema particular ou convênios. A parlamentar destacou ainda que o Governo Federal já destinou parte dos recursos necessários para viabilizar a retomada dos transplantes, restando ao Estado completar os valores e formalizar o acordo.
Por Cristiane Abreu - Assessoria parlamentar.